Começa a 5ª Mostra Canavial

Por Enock Carvalho

A 5ª Mostra Canavial de Cinema inicia programação em oito municípios da Zona da Mata Norte nesta terça-feira, 12 de janeiro, passando por Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina, Nazaré da Mata, Aliança, Timbaúba e São Vicente Ferrer.

Condado é a primeira cidade a receber o evento. Treze filmes, divididos nos programas “Do Canavial para o Mundo” e “Do mundo para o Canavial”, serão exibidos nos dias 12 e 13 de janeiro. A ordem de exibição se mantém em todas as cidades. Caio Dornelas, idealizador e diretor da Mostra Canavial, explica: “O primeiro dia é sempre o momento de identificação; o segundo, de estranhamento”.

Caio destaca que é possível ver as transformações ocorridas na Zona da Mata Norte no segmento audiovisual. Ele afirma que as atividades de produção de cinema e cineclubismo são hoje realidade em grande parte dos municípios da região. “A gente vê que a Mostra Canavial contribuiu para isso. Pessoas de diferentes municípios, de diferentes áreas artísticas, se juntaram durante edições anteriores e começaram a produzir. Hoje isso é realidade. Pelo menos dois a três filmes por ano. Sem falar na quantidade de cineclubes que só aumenta”.

No final de semana, a cidade de Goiana recebe além da exibição dos filmes, o 5º Encontro do Arranjo Produtivo Local Audiovisual da Mata Norte, atividade que proporciona encontros entre diversos atores do segmento audiovisual, de diferentes municípios e regiões. Além de uma roda de conversa (no sábado, 16/01, às 9h30), haverá Workshop de formatação de projetos audiovisuais com Carla Francine (13h30), sessão de filmes em processo de finalização realizados na Mata Norte (19h30), pocket shows de Juliano Holanda e Lucas Mendonça seguidos do recital “Silêncio Interrompido” (21h) e palestra “Cinema de Guerrilha”, com o realizador paraibano Torquato Joel (domingo, 17/01, às 13h30).

A 5ª Mostra Canavial de Cinema é uma realização do Núcleo de Produção Engenho Digital, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e apoio dos municípios que recebem o festival.