Encontro aponta caminhos para a Mata Norte

Por Enock Carvalho

Nos dias 16 e 17 de janeiro foi realizado o 5º Encontro do Arranjo Produtivo Local em Audiovisual da Mata Norte. Produtores, diretores, roteiristas e pesquisadores reuniram-se para discutir sobre realização audiovisual na Mata Norte e traçar metas a serem cumpridas coletivamente. Pela primeira vez o encontro aconteceu em Atapuz, distrito de Goiana.

Caio Dornelas, idealizador da Mostra Canavial, coordenou o seminário de abertura, que aconteceu de maneira horizontal através de uma grande roda. Os presentes apresentaram-se e falaram sobre o que já realizaram ou desejam realizar. Entre eles, André Pina dos Santos, de Carpina, realizador do filme “Banda Saboeira: A história que nos contam”, que exibiu um teaser do filme, ainda inédito. André aprovou o projeto no Funcultura Audiovisual 2013-2014.

O encontro consolidou a união do grupo, ali presente para fortalecer laços e alavancar a produção na Mata Norte. Três metas foram estabelecidas: 1. Criação de um portal para discussão de temas relacionados ao audiovisual na região; 2. Criação de um curso de formação audiovisual mais completo para alunos da região; 3. Formatação de novos projetos para o edital do Funcultura a partir da oficina ministrada por Carla Francine.

“Foi muito proveitoso”, considerou Caio Dornelas. “O formato foi bem bacana pois privilegiou reunir essas pessoas da Mata Norte. É muito importante para reatar a produção local e é esperado que isso se desdobre em coisas concretas. A gente conseguiu atingir o nosso norte, que é criar a sinergia entre essas pessoas. Estou ansioso pelos desdobramentos desse momento”, completou.

FOTO 3

A noite do sábado (16) foi de confraternização. Cerca de 40 pessoas se reuniram para assistir pocket shows de Juliano Holanda e Lucas Torres. No domingo (17) Torquato Joel, realizador paraibano, deu a palestra “Cinema de Guerrilha”, onde trouxe experiências como o VIAção Paraíba, que leva cursos e oficinas no do estado, cuja realidade de produção é semelhante a da Mata Norte. A troca de ideias aconteceu através de uma grande roda, onde membros da cadeia produtiva puderam comparar métodos de trabalho.

A 5ª Mostra Canavial de Cinema é uma realização do Núcleo de Produção Engenho Digital, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e apoio dos municípios que recebem o festival.