MCC – balanço e perspectivas

Desde 2011 a Mostra Canavial de Cinema vem se aperfeiçoando e se estabelecendo como evento estruturador para o audiovisual na Zona da Mata Pernambucana. Isso se deve não apenas por promover uma itinerância de exibição e formação, atividades presentes no DNA cineclubista do evento, como pela realização periódica do Encontro do Arranjo Produtivo Local em Audiovisual, catalizando processos e concatenando cidades, ideias e agentes da cadeia produtiva.

“Esta foi uma das edições mais bem sucedidas de nossa história”, diz Caio Dornelas, idealizador e coordenador da MCC. “Janeiro se mostrou um período muito proveitoso para realização do evento, pois o clima de férias escolares e universitárias fortalece a presença do público nas sessões. O ponto mais importante foi o 5º Encontro do Arranjo Produtivo Local em Audiovisual, que conseguiu reunir aproximadamente 30 profissionais e estudantes envolvidos com projetos audiovisuais”.

Caio avalia como positiva a inclusão do município de São Vicente Ferrer no circuito da Mostra Canavial, que deve ser mantido nos próximos anos. “A atuação do Cineclube Alto do Cruzeiro faz da população da cidade um público super interessado em cinema de qualidade”.
Sobre a sexta edição, Caio informa que já está sendo arquitetada , e adianta que o tema será “Cinema de Guerrilha”, com o objetivo de reunir produções de baixo orçamento ou que tenham o poder de somar forças a lutas sociais no Brasil.